quinta-feira, 28 de abril de 2011

As origens do Subdesenvolvimento

indicadores socioeconômicos permitem compreender as condições sanitárias, educacionais e econômicas de uma população, devendo ser analisadas em conjunto, a fim de classificarmos os países.
PRINCIPAIS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS:
  • Produto Interno Bruto (PIB) – é a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano, ou seja, quanto maior o PIB, mais rica é a nação.
  • Renda per cápita – é o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. É apenas uma estimativa média da renda anual de cada habitante.
  • Mortalidade infantil – indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade, para cada grupo de 1.000 crianças que nasceram vivas. Quanto maior o índice de mortalidade infantil, pior são condições sociais do país.
  • Expectativa de vida – é a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter. É também um valor médio.
  • Escolaridade – mede o grau de instrução da população. Quanto mais tempo de estudo, melhores os indicadores sociais do país.
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – é considerado o indicador mais amplo e mais completo porque leva em conta inúmeros aspectos. O IDH é uma média de valores que correspondem ao conjunto desses três fatores. Os países podem ser agrupados, assim, em grupos de IDH elevado, médio ou baixo.
AS ORIGENS DO SUBBDESENVOLVIMENTO.
Alguns países enriqueceram à custa do empobrecimento de outros; as diferenças econômicas que existem hoje entre os países. As origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre colônias e metrópoles. As novas nações não conseguiram se livrar totalmente da dependência que tinham, somando-se problemas internos. Como: governos ditatoriais, corrupção, conflitos étnicos, etc.
CARACTERÍSTICAS DO SUBDESENVOLVIMENTO.
· Grandes desigualdades sociais
· Dependência financeira e tecnológica
· Dívida externa
· Balança comercial desfavorável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário